Projeto Nossas Receitas - 2011

Projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender!!!


 

Turma 2° Ano "A" - 2011



Após uma pesquisa em sala de aula sobre o interesse da turma quanto a realização de um projeto, eles escolheram o trabalho com receitas, alimentação saudável...  E o nome para o projeto foi o sugerido pelo aluno Gustavo: Nossas Receitas, tendo sido escolhido pela maioria dos alunos. Sugestões serão bem vindas, espero que a Comunidade participe!
Profª Juliana Seabra Laudares


Aprenda com jogos é muito fácil:





Relato de Experiência
A leitura e a escrita exige muito esforço de professores e alunos, desta maneira, incentivo os estudantes a desde cedo, adquirirem o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita. Uma das formas que utilizo, diariamente, em sala de aula é a escrita de relatórios. Para tanto, todos os anos, proponho aos pequenos, adotarmos uma mascote para a turma.

De imediato eles aceitam e logo se empolgam! Geralmente eu trago um bicho de pelúcia para a sala de aula, cito como exemplo alguns que já lancei mão, os personagens de desenhos infantis: o Piu-piu e o Picapau. Teve também uma boneca, aliás foi a primeira mascote que adotei e que carinhosamente as crianças deram o meu nome a ela. Esta atividade funciona de maneira simples, porém contribui positivamente para o desenvolvimento dos alunos, na leitura e na escrita como também na participação em sala fortalecendo o elo de amizade que se cria a partir de um bem comum.
Este ano a mascote é uma cenoura de pelúcia que encomendei a uma amiga, pois não encontrei para comprar. Esta atividade faz parte de um projeto sobre alimentação saudável, em parceira com outra professora, Mara Rolin, envolvendo duas turmas,2º A e B. Todos os dias acontece um sorteio e cada criança tem oportunidade de sortear um colega. Aquele que leva a mascote para casa, também leva um caderno que serve para o registro da criança sobre o seu dia ao lado da mascote.

O interessante desta atividade é o envolvimento e o cuidado que todos têm tanto com a mascote como com o caderno. As crianças além de escreverem, também ilustram, colam fotografias ... tendo os seus familiares como colaboradores e parceiros nesta atividade! Veja alguns relatórios:










 Lili, a mascote da turma!

Caderno de registro do aluno




Professora de Rondônia estimula aprendizado por meio de blogs

Matéria publicada pelo site do MEC em agosto de 2011.

 

Temas relacionados à educação e às turmas com as quais trabalha são, basicamente, os assuntos tratados nos blogs da professora Juliana Seabra Laudares, de Rolim de Moura (RO). Pedagoga especializada em alfabetização, ela leciona na rede pública de ensino há 14 anos. Neste ano, Juliana dá aulas em uma turma do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, mas sua experiência como professora inclui também turmas de ensino infantil e superior.

Seu primeiro blog - http://lindamenina.ju.zip.net (já inexistente) – foi criado em 2007 para que ela aprendesse a lidar com essa ferramenta no contexto escolar. Em 2010, quando começou a fazer especialização em Mídias na Educação, promovida pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional do Ministério da Educação (Proinfo/MEC), Juliana criou o blog jornal Super Legal, pois uma das atividades do curso era o desenvolvimento de um projeto para aplicação em sala de aula, que utilizasse pelo menos duas mídias. Em seu projeto, que pretendia conhecer o registro histórico e cultural do município por meio de fotografias, jornais, relatos, entrevistas e as produções das crianças, ela utilizou o blog e o jornal.

Como todas as atividades previstas no projeto eram postadas no blog da turma, logo os alunos se interessaram em ter seus próprios blogs. As mães, por sua vez, queriam ser seguidoras do blog da turma. Isso levou à realização de uma oficina para alunos e mães, no laboratório de informática da escola, que não só proporcionou uma maior interação da escola com a família como uma maior autonomia aos alunos que mantinham seus blogs com características próprias. Atualmente, embora Juliana não dê mais aulas para esses estudantes, ela procura incentivá-los a continuarem usando seus blogs. E o blog Jornal Super Legal continua, porém com outra turma e com outros projetos. A professora criou também o blog Ler e escrever, um prazer!, voltado à publicação de artigos sobre educação.

Mudanças - Nesse período em que vem trabalhando com blogs, Juliana tem observado algumas mudanças em seus alunos. Segundo ela, é possível perceber uma maior preocupação dos estudantes ao produzir um texto, ao fazer comentários nos blogs, bem como a articulação das ideias influenciando na leitura e na escrita. Além disso, a possibilidade de que os conteúdos postados possam ser vistos por muitas pessoas ajuda a melhorar a autoestima dos alunos.

“Utilizando o blog como ferramenta pedagógica, os alunos demonstram mais cuidado com a própria escrita, o que favorece a aprendizagem”, acredita. E o contato com as tecnologias estimula os alunos a buscarem outros conhecimentos: fazer planilhas, visualizar mapas, capturar e postar imagens, são alguns deles. Outro ponto levantado por Juliana é a apresentação estética do blog, que envolve questões como imagens, legendas e sons e faz com que o estudante busque outros tipos de conhecimento para tornar sua produção cada vez melhor. “Ao lidarem com as mídias e tecnologias disponíveis, os alunos despertam para as mais variadas possibilidades do uso da leitura e da escrita”, enfatiza.

Cartas que ensinam a ler – De acordo com Juliana, o blog possibilita que ela fique sempre em contato com outros professores, partilhando projetos, sugestões de leituras, imagens ou planos de aula e até mesmo colaborando na elaboração de projetos ou no planejamento de aulas. Em um grupo de discussão virtual, ela conheceu a professora Sintian Schmidt, da Escola Municipal Villa Lobos, de Caxias do Sul (RS). Juntas, elas desenvolveram o projeto Cartas que ensinam a Ler. O projeto foi desenvolvido de março a novembro de 2008, envolvendo 60 alunos do terceiro ano do ensino fundamental.

Cada professora postava no blog de sua turma as atividades desenvolvidas por seus alunos, permitindo acompanhar o desenvolvimento do projeto nos dois estados. Ao final do projeto, mais de 90% dos alunos estavam alfabetizados. “Apesar de realidades e regiões diferentes foi possível fazermos um planejamento comum a partir das informações que trocávamos por meio dos nossos blogs, por e-mail e também pelo MSN”, finaliza Juliana.

(Fátima Schenini)


Acesse no link:


Receita: Mousse de Maracujá

Hoje fizemos esta receita!
Convidamos a turma da professora Mara (2º B) a fazerem também, espero que gostem!!!


Ingredientes:
1 Caixa de Creme de Leite (200 ml)
1 Caixa de Leite Condensado (200 ml)
Leite  (200 ml)
Suco de Maracujá (200 ml)




Modo de Fazer:
Acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata.
Leve à geladeira e deixe esfriar por pelo menos seis horas.

Henrique, preparando o suco de maracujá!


Receitas!!!








Trabalho em equipe


As crianças estão, cada vez mais, interessadas pelo projeto e cada uma a seu modo adquire o prazer em aprender por meio das receitas culinárias feitas na escola.
O meu aluno Gabriel surprendeu a todos (2ªA e 2ªB) pela sua disposição e capricho em nos mostrar seus 'dotes culinários', ele trouxe todos os ingredinetes e ensinou aos colegas como fazer bolo utilizando massa pronta para bolo. Confessei para que os bolos que são feito com essas massas prontas lá em casa nunca cresceram!!!  Ele sorriu muito depois disto!
O Gabriel está todo feliz porque o bolo que ele fez com a ajuda de todos os colegas cresceu e ficou uma delíciaaaaaaaa!
A minha tarefa agora é tentar fazer um bolo como o do Gabriel......... Hum, será!

Valeu Gabriel, bjinhos com gosto de chocolate para você!

Blog de alunos:

Visite o blog da pequena Eduarda
http://eduarda-matos.blogspot.com/
Vale a pena conferir!!!



Que delícia!!!!!!!


Conheça o blog do aluno Murilo Hydalgo




Aprenda mais sobre
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Você sabe como ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.

Fique esperto:

Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável ela será. Evite o uso freqüente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco). Consulte um nutricionista.

VITAMINAS


Você sabe o que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para suprir as nossas necessidades diárias.



Conheça algumas vitaminas:

A: Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.

B12 ou cobalamina: Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.

C ou ácido ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola, laranja, lima, limão. caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi.

D: Prevenção da osteoporose. Encontramos em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.

E: Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.



NUTRIÇÃO


Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?
 Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:

1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.

2. Alimentos construtores: ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.

3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.

Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

SAIS MINERAIS


Você sabe o que são sais minerais?
Assim como as vitaminas, os sais minerais ajudam em todo o funcionamento do nosso organismo.

Conheça alguns sais minerais:
Cálcio: Mantém firme os ossos.
Encontramos em: queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.

Fósforo: Prevenção de pedras nos rins; tratamento de diabetes.
Encontramos em: carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.

Ferro: Tratamento de anemia e cólicas menstruais, importante para a respiração celular.
Encontramos em: fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas, azeitona.

Flúor: Prevenção de cáries dentárias e osteoporose.
Encontramos em: agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve-flor, maçã, trigo integral.

NUTRICIONISTA


Você sabe qual é o trabalho do nutricionista?
O nutricionista é o profissional responsável por planejar programas que cuidem da alimentação, preparar dietas e cardápios, organizar e supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

Fonte: Smartkids


Medida de Tempo
Olá crianças, vejam algumas fotos da confecção do reloginho!!!






Vamos brincar e aprender as horas!?




 ***
Oba!
Bolo de Cenoura e Bolo de Fubá

Fotos dos alunos do 2° A e 2° B!











"Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Vai dizer isto com uma imagem."(Millôr Fernandes)


Depoimento dos Pais






Relatório final do projeto


O projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender, foi idealizado pelas professoras Juliana Seabra Laudares e Mara Rolin, foi desenvolvido nas turmas, 2°Ano A e 2°Ano B, do Ensino Fundamental, na E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira , no decorrer do ano letivo de 2011.
Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses, dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e escrita, optou-se por desenvolver um projeto interdisciplinar.
Partindo deste pressuposto, apresentou-se às crianças diversos temas e verificou-se maior interesse referente ao tema “Receitas Culinárias”. Ao ser definido o tema, considerou-se também a possibilidade de incentivar a criança a obter hábitos alimentares saudáveis, fatores que permitem desenvolver uma diversidade de atividades referentes à leitura, escrita e cálculos, dentro de um contexto vivenciado na realidade dos educandos.
Os textos instrucionais, neste caso, receitas culinárias, possibilitaram diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização.
Foram selecionadas algumas receitas para o preparo na escola, seguidas de atividades pedagógicas de leitura, escrita e cálculos, também envolvendo os diversos componentes curriculares, referentes ao tema proposto. As atividades foram realizadas individual e coletivamente.
Procurou-se aliar o uso das novas tecnologias, utilizando o laboratório de informática para leitura informativa, pesquisas, jogos, vídeos e publicações nos Blogs das professoras, permitindo a criança o acesso ao computador, a informática, aos recursos e universo das novas mídias.
Adotou-se também uma mascote para a turma, sendo escolhida uma cenoura de pelúcia, vindo de encontro e complementando as ações desenvolvidas. A mascote do 2°Ano A foi batizada com o nome de Lili e a do 2°Ano B, recebeu o nome de Belinha, elas foram confeccionadas exclusivamente para o desenvolvimento do projeto.
Ao adotar a mascote, a turma toda ficou responsável por ela. Por meio de sorteio, cada dia uma criança levou a nova amiguinha para sua casa e um caderno para registrar por escrito, com desenhos e fotos, o dia em que estiveram juntinhos. Ao registrar seu dia com a Belinha, cada criança pode exercitar a leitura e a escrita, além de compartilhar suas experiências com os coleguinhas.
Ter uma mascote e cuidar dela consistiu em uma nova forma de aprender, além do conhecimento formal e sistematizado, envolveu questões relacionadas à realidade das crianças, a valores e a cidadania, indispensáveis para a formação do ser humano.
O projeto “Nossas Receitas: Um jeito gostoso de aprender!”, foi mais uma possibilidade de ensinar e aprender de forma dinâmica, permitindo a troca de experiências entre alunos e educadores. O resultado está nas experiências e aprendizado que cada envolvido obteve de forma individual e/ou coletiva, também representado por meio das atividades registradas em imagens (fotos, desenhos), no caderno de registro do projeto, no caderno de registro da mascote e no livrinho de receitas.
É importante lembrar que este trabalho não apresentou soluções definitivas para os problemas encontrados na leitura, na escrita e em cálculos, porém, houve resultados significativos.
O interesse pela leitura e a escrita de receitas culinárias superou as expectativas iniciais, pois além do trabalho realizado em sala de aula, as crianças envolveram seus familiares em atividades que iam desde a pesquisa de receitas de tradição familiar ao preparo das mesmas. Houve diversas atividades que envolveram a leitura, a escrita e o raciocínio lógico, tais como:

• Análise da estrutura textual de receitas culinárias;
• Escrita coletiva no blog da turma;

• Pesquisas e leituras em livros, cadernos de receitas da família, internet ...

• Escrita de relatórios coletivo e individual sobre algumas atividades desenvolvidas;

• Escrita de relatório no caderno que acompanhou a mascote de cada turma;

• Escrita e preparo de receitas;

• Pesquisa de preços em feiras e mercados;

• Exploração de rótulos e embalagens;

• Confecção de cardápios e da pirâmide alimentar;

• Classificação por meio de cartazes dos alimentos quanto a origem animal, vegetal, mineral e produtos naturais e industrializados;

• Noções de medidas de tempo, de massa e de capacidade;

• Roda de leitura e exposição de idéias sobre receitas e propriedades nutritivas dos alimentos;

• Visita à horta da escola;

• Desenho, pintura, recorte e colagem referentes a alimentação saudável;

• Resolução de problemas;

• Vídeos e músicas sobre alimentação;
Muitos alunos que não tinham o hábito de se alimentarem de frutas, legumes e verduras tanto em casa quanto na escola, passaram a experimentar e a gostar desses alimentos. Em pesquisas feitas sobre a merenda escolar e a fruta preferida, constatou-se por meio de gráficos (elaborados no inicio e no final do projeto), que o índice de alunos que passaram a se alimentarem da merenda oferecida pela escola aumentou, chegando nas turmas citadas a quase 90%.
O trabalho evidenciou a importância de buscar novas alternativas sempre, para o desenvolvimento de um trabalho dinâmico e coletivo envolvendo escola e comunidade. É um ponto de partida, a partir dele, poderão surgir novas ideias para outros trabalhos, partindo então para mudanças contínuas que ofereçam oportunidades para o desenvolvimento cultural e social das pessoas envolvidas.


























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