28 de jul. de 2011

Relato de Experiência!

A leitura e a escrita exige muito esforço de professores e alunos, desta maneira, incentivo os estudantes a desde cedo, adquirirem o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita. Uma das formas que utilizo, diariamente, em sala de aula é a escrita de relatórios. Para tanto, todos os anos, proponho aos pequenos, adotarmos uma mascote para a turma.

De imediato eles aceitam e logo se empolgam! Geralmente eu trago um bicho de pelúcia para a sala de aula, cito como exemplo alguns que já lancei mão, os personagens de desenhos infantis: o Piu-piu e o Picapau. Teve também uma boneca, aliás foi a primeira mascote que adotei e que carinhosamente as crianças deram o meu nome a ela. Esta atividade funciona de maneira simples, porém contribui positivamente para o desenvolvimento dos alunos, na leitura e na escrita como também na participação em sala fortalecendo o elo de amizade que se cria a partir de um bem comum.
Este ano a mascote é uma cenoura de pelúcia que encomendei a uma amiga, pois não encontrei para comprar. Esta atividade faz parte de um projeto sobre alimentação saudável, em parceira com outra professora, Mara Rolin, envolvendo duas turmas,2º A e B. Todos os dias acontece um sorteio e cada criança tem oportunidade de sortear um colega. Aquele que leva a mascote para casa, também leva um caderno que serve para o registro da criança sobre o seu dia ao lado da mascote.

O interessante desta atividade é o envolvimento e o cuidado que todos têm tanto com a mascote como com o caderno. As crianças além de escreverem, também ilustram, colam fotografias ... tendo os seus familiares como colaboradores e parceiros nesta atividade! Veja alguns relatórios:







Nenhum comentário:

Postar um comentário