Projeto Jornal Super Legal - 2010

07/05/2010



Este blog faz parte do projeto Jornal Super Legal da turma do 2° Ano D da E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira de Rolim de Moura-RO. O Blog servirá como fonte de registro diário das etapas do projeto, bem como à divulgação para os pais  e comunidade em geral do que os alunos estão construindo e aprendendo a partir do projeto!  Ressalto que a equipe foi formada por cursistas do Curso de Formação Continuada em Mídias na Educação-Ciclo Básico.






10/05/2010


Para a realização do projeto algumas professoras como a professora Janaína da Escola Priscila Chagas estão participando da elaboração e execução deste projeto.

11/05/2010






 O que as fotos têm em comum?

04/06/2010


Dia 06/06/10, completará 1 mês de projeto com a turma!







Um dos pontos que destacamos neste projeto como fator importante para o desenvolvimento do aluno é o estabelecimento do diálogo com as crianças, trabalhar com jornal é ter um leque de questões que nos possibilta dialogar sobre uma variedade de assuntos pertinentes a nossa sociedade e a partir disso cria-se a necessidade de viabilizar o trabalho em equipe, a parceria entre os colegas, o desenvolvimento das atividades em duplas e a importância da valorização do conhecimento de cada um se torna imprescíndivel!

Estamos muito satisfeitas com os avanços de todos, cada qual com seu ritmo de aprendizagem vão superando dificuldades e avançando na leitura e na escrita.

Parabéns crianças, vamos prosseguindo até a finalização do projeto que se dará em Julho!!!!!!!!
Profª Juliana


26/06/2010


Atividades

 

Com a utilização do jornal em sala de aula a variedade de possibilidades de se propor atividades de leitura e de escrita  são mesmo muitas!!!!!
Eis algumas que trago:











16/07/2010


Entrevistas

Hoje, estivemos recebendo em nossa escola a visita do professor de História e Filosofia Neri de Paula Carneiro. Ele veio especialmente conversar conosco sobre a nossa querida cidade: Rolim de Moura/RO. Respondendo a algumas perguntas elaboradas previamente pelos alunos, o professor pode de maneira simpática e com linguagem simples, relatar como era Rolim de Moura no ínicio de sua colonização. Obrigada professor Neri pela sua disposição e seu comprometimento com o resgate histórico de Rolim de Moura!


Obs: em breve postarei algumas fotos e um trecho da entrevista com o professor!!!!!!

 **************************************************************************

Esteve também nos visitando no dia 25/06/10, para ser entrevistada a primeira professora de Rolim de Moura,  professora Enilde do Carmo Lopes que começou a lecionar no projeto Rolim de Moura, na  escola Vital Brasil na linha 200 em 1976. A professora Enilde nos agraciou com sua presença onde pode compartilhar conosco suas recordações de quando era professora e da cidade, pois a mesma e sua família são pioneiras na cidade.  Ela nos trouxe em slide várias fotos antigas e algumas atuais da nossa cidade para estabelecer uma comparação. As crianças se encantavam com os lugares que eram identificados pela professora. Como tudo mudou! Alguns alunos diziam. No LIE (Laboratório de Informática da Escola) cada criança estava com sua pergunta em mãos para ser lida. Os alunos que ainda não estão lendo tiveram ajuda das professoras bem como a ajuda dos colegas.





Obs: Aguardem, logo postarei o slide com as fotos da cidade trazidas pela profª Enilde e sua filha Janaina que faz parte deste projeto comigo !!!!!!!


Professora Juliana





 CHARGE
Boa tarde pessoal!

Mais uma vez quero registrar uma das etapas do Projeto Jornal Super Legal, ontem fomos à REN (Representação de Ensino) para aprendermos um pouco mais sobre CHARGE, um recurso tão utilizado pelos jornais para ilustrar de forma humorística fatos e acontecimentos comuns em nossa sociedade. Agradecemos ao professor Valdecir Sgarbi Filho que gentilmente conversou com os alunos sobre a charge, demonstrando inclusive, algumas que ele fez quando adolescente.


Novamente ressalto a importância do uso de jornais em sala de aula, pois as possibilidades de aprendizagem e de letramento são muitas!
A aula foi tão prazerosa que as crianças, naturalmente foram ao quadro onde o professor Valdecir fazia algumas caricaturas complementando-as. A partir disto, o grupo irá trabalhar na aula de Arte momentos onde o professor Valdecir irá ensinar os alunos a fazerem suas primeiras caricaturas!


Os alunos, é claro, estão ansiosos para esta aula!
Profª Juliana









18/07/2010


Produto Final

Estamos caminhando para a finalização do projeto que terá como produto final a publicação de uma página no Jornal Folha da Mata (jornal local) com o seguinte tema: Rolim de Moura a partir de um olhar infantil!!!

Lembrando que no dia 05 de  Agosto , nossa cidade completará 27 anos. Sua fundação foi em 1983.

Aguardem, em breve teremos mais novidades!!!!!!!!!!!

21/07/2010


Reescrita de Notícia

Após ler e discutir com os alunos a notícia: Menino de 11 anos morto por bala perdida em escola é enterrado no Rio, disponível no link abaixo:

Fizemos a reescrita da mesma propondo aos alunos que em dupla ao reescrevê-la tivessem o cuidado de colocar os elementos necessários para a compreensão da mesma. ( Onde, quando, com quem, e como aconteceu? )
Esta tarefa foi muito interessante, pois os alunos demonstraram a capacidade que possuem em discutir fatos e situações que não fazem parte da realidade local em que vivem, no caso da bala perdida, porque infelizmente com relação a violência, ela se faz presente em todo território nacional.

Esta atividade de reescrita é uma ótima oportunidade para os alunos colocarem em jogo tudo que sabem com relação a leitura e a escrita. Por isso, faremos muitas outras reescritas a partir de novas e diversas notícias locais e  também nacionais.

Abaixo publico algumas produções dos alunos (corrigidos os erros ortográficos e de pontuação), lembrando que o foco desta primeira reescrita foi a organização das idéias dos alunos sobre os fatos da notícia lida. 

OBS: Hoje amanheceu fazendo muito frio, talvez por isto tenha faltado seis alunos!

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Uma tragédia que aconteceu no Rio de Janeiro

O menino que morreu, o sonho dele era ser bombeiro.

Ele estava na escola estudando quando foi atingido por uma bala perdida.

Wesley foi levado para o hospital mas morreu no caminho.


Maria Fernanda e Ana Paula.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Menino é atingido por uma bala perdida

No Rio de Janeiro enquanto estava na escola fazendo tarefa de matemática levou um tiro de fuzil e foi direto pro hospital. Morreu o menino. No velório dele teve chuva de pétalas de rosas. O menino sonhava ser bombeiro. Wesley tinha onze anos, 11.


Jhaymes e Gustavo.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Bala perdida no Rio de Janeiro mata um menino de 11 anos

Menino Wesley morto por uma bala perdia na escola CIEP e ele foi morto durante um tiroteio e o sonho dele era trabalhar no corpo de bombeiro. No enterro teve chuva de pétalas de rosas vermelhas. O pai e mãe e os professores do menino Wesley choraram muito. No enterro a avó do menino chorou tanto que desmaiou.

Maria Eduarda e Ana Clara.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Menino de onze anos morto por bala perdida


O menino chamado Wesley foi morto por bala perdida no rio de Janeiro na escola Ciep e todos deitaram no chão. A mãe de Wesley não quis falar com os jornalistas.


Pedro e Beatriz.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨



Menino de 11 anos foi atingido por uma bala perdida dentro da sala no colégio Ciep



No Rio de Janeiro menino de 11 anos dentro da sala e assitindo aula de matemática foi atingido por bala perdida. Foi um momento muito triste.




Filipe e Kayky.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨



Menino é atingido por bala em Rio de Janeiro



Na escola Ciep o menino Wesley de 11 anos é atingido por uma bala perdida em Rio de Janeiro. A bala foi atirada por arma é de fuzil. O sonho dele era ser bombeiro, a bala atingiu no peito. A professora chamou o corpo de bombeiro mais o Wesley morreu durante a cirurgia.




Matheus e José Edilson.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨




O menino Wesley foi atingido por uma bala perdida com 11 anos na escola Ciep



Ele estava assitindo uma aula de matemática, ele foi atingido e o sonho dele era ser bombeiro. Isso aconteceu no Rio de Janeiro na escola Ciep. E no cemitério jogaram rosas e aplaudiram o menino.



Zaine e Deborah.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Profª Juliana Seabra

22/07/2010


Tarefa de casa no blog dos alunos!!!!!!!

Com a realização deste projeto: Jornal Super Legal, usamos o BLOG, como Mídia da Informática para informar e divulgar as etapas do projeto e o desenvolvimento dos alunos.
Uma questão que surgiu à nós, equipe do projeto, foi o fato de algumas mães demonstrarem interesse em aprender como criar um blog para os seus filhos, haja vista, que com a criação do blog da turma, a maioria dos alunos ficaram ansiosos para terem os seu próprios blogs.
Realizamos, então, em Junho uma Oficina de blogs para nossos alunos, juntamente com suas mães, lembrando que não foram todas, mas um número razoável de mães e filhos participaram da oficina.
Como tarefa de casa  foi proposto aos alunos que fizessem um relatório sobre nossa cidade, os alunos que possuem blog deveriam postar em seus blogs.

Vejam o que a aluna Beatriz, 07 anos, escreveu em seu blog:


A Cidade de Rolim de Moura


A cidade de Rolim de moura è bonita,

Os homens derubava àrvores para fazer pontes è casas de madeira.

Cada dia a cidade crescia mais,pois vinhão familhas de todos os Estados

do Brasil.

Não havia asfauto, era puro areia e havia muinta pueira ,os anos forão se passando. E a cada dia que passa a cidade continua cresendo e ficando mais bonita.
 
 
Aluna: Beatriz
2° Ano D
E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira
Rolim de Moura-RO 

23/07/2010


Fotografia da cidade de Rolim de Moura - Clik dos alunos



                               

Formamos três grupos de alunos e de posse de câmeras fotográficas, várias paisagens de Rolim de Moura foram clicadas pelos pequenos!
Nem preciso comentar que todos adoraram esta atividade! (risos)



Grupo: Filipe, Maquesley, Gustavo, Matheus e Kayky.





23/07/2010



       


                                                                  


                                                     

24/07/2010















01/08/2010

Nossa página de jornal que foi publicada no Jornal Folha da Mata, com o seguinte título: Um Olhar Infantil sobre Rolim de Moura.
Parabéns crianças, as fotos da cidade ficaram excelentes!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

02/08/2010


Reescrita de Notícias


A partir da notícia "Mais animais e peixes mortos", publicada no dia 29/07/2010 no site http://www.rolnews.com.br/ler_noticia.asp?id_conteudo=2153, as crianças reescreveram a notícia alertando a população para os perigos existentes.







04/08/2010


Imagens da 25ª Cavalgada da Expoagro de Rolim de Moura



09/08/2010

Vejam o que a aluna Maria Eduarda escreveu no blog dela sobre a cidade e também sobre a aula de Charge, acessando o link:

12/08/2010




Durante o desenvolvimento do projeto Jornal Super Legal, as mães de vários alunos procuram a professora para aprender a criar seu próprio blog. Dessa forma foi oferecido uma oficina de Blog as mães Interessadas.
(Foto: aluno Jhaymes e sua mãe!) 


16/08/2010

Como temos o blog da turma e a maioria dos nossos alunos têm computador e internet em casa, disponibilizamos à eles, sites variados com jogos que incentivam o raciocínio.
Na escola, em específico no LIE (Laboratório de Informática da Escola), juntamente com toda a turma estamos jogando e aprendendo com os jogos.






26/08/2010

Algumas crianças ainda apresentam dificuldades para registrar de forma coerente os fatos ocorridos em uma notícia lida e comentada em sala, porém a cada nova reescrita, elas estão avançando de forma siginificativa.












 

24/09/2010

Nesta manhã, a professora Janaina da Escola Estadual Priscila Chagas veio à nossa sala de aula para relatar o susto que ela e o marido passaram no dia 17/09 as 23:00 hs, com a chuva e os fortes ventos que destruiram muitas casas e construções como o Ginásio de Esportes do Bairro em que mora, Olímpico, um dos bairros mais atingidos na cidade.
As crianças ouviram-na com interesse e participação, a maioria delas fizeram perguntas:
*
Deborah: Como você ficou nessa hora? (Pergunta feita a partir do relato da professora Janaina, quando disse que teve que se esconder debaixo da pia da cozinha quando começou a ouvir um forte barulho que destelhou a casa dela.)
*
Maria Eduarda: Você foi ver as suas filhas na chácara para ver se tinha caido as telhas de lá? ( Pergunta feita pela aluna, porque a Profª Janaina havia comentando que suas duas filhas, Bárbara e Júlia, não estavam em casa no momento da ventania. As duas estavam dormindo na chácara da avó delas. A prof. Janaina disse que foi bom as filhas não estarem em casa porque para ela foi um momento de muito medo.)
*
Beatriz: E as árvores foram arrancadas com as raízes? ( A profª Janaina havia comentado que na casa da mãe dela também no mesmo bairro também havia sido destelhada, e um bosque que havia no quintal estava com as árvores todas no chão.)
*
Filipe: E se fosse um tornado o que você teria feito? ( Filipe questiona a profª Janaina sobre um tornado posi o mesmo demosntra conhecimento sobre o assunto e também após a professora ter dado algumas dicas aos alunos sobre como se protegerem de situações como esta.)
*
Ana Clara: Muitas árvores caíram pela cidade? ( Curiosidade da aluna, mas como disse a Janaina, forma dois bairros os mais atingidos, o bairro Centenário e o bairro Olímpico.)
*
Gustavo: Molhou o computador de sua casa? Caiu árvores da prefeitura? (Ele refere-se ao momento em que a professora comenta sobre a situação em que ficou a casa dela após a ventania, pois choveu e em consequência disso, os cômodos da casa que mais ficaram expostos foram os dois quartos da casa, molhando o que tinham lá dentro. Com relação a pergunta sobre as árvores da prefeitura, é devido termos visitado a prefeitura e ter se tornado um local conhecido.)
*
Maquesley: O telhado da sua casa caiu tudo? ( Quando a professora fala o que teve que arrumar em sua casa.)
*
Josiany: Na casa da  minha avó o vento saiu arrastando uam cadeira e eu quis buscar mas minha tia não deixou. Pode ? ( Comentário feito pela aluna Josiany, depois que a profª Janaina alerta as crianças para não se exporem em situações de perigo como a que aconteceu, com ventos de aproximandamente  80 km/hs.)
*
Ana Paula: como o seu avô ficou? (  A aluna indaga sobre o avô da Janaina que tem 88 anos de idade e qeu estava sozinho na casa da mãe dela que também teve a casa destelhada e o quintal destruído com a força do vento. Apesar da idade a professora disse que seu avô se manteve calmo o tempo todo.)
*
Ana Clara: Você e seu marido tiveram medo? ( Janaina disse ter passado muito medo e que seu marido também, além de estarem preocupados com as demais pessoas do bairro já que são morados antigos do mesmo e terem muitos amigos e conhecidos por lá.)
*
Zaine: O que é um furacão? ( Zaine demonstra interesse em saber o que de fato tinha acontecido na cidade.)
*
Jhaymes: O macaquinho voou longe? ( pergunta do aluno sobre o comentário da prof. Janaina sobre uma macaquinha que vivia no bosque da casa da mãe dela. Como as árvores foram arrancadas com a força do vento, uma macaquinha chamada de Mariana, foi levada pela ventania também, pois não a encontraram desde o ocorrido.)

As crianças ficaram muito comovidas com o fato vivido pela professora Janaina, não só por terem carinho por ela, mas principalmente porque conseguem se colocar no lugar do outro, demonstrando sentimentos de solidariedade e compaixão!!

14/10/2010


Depoimento

Depoimento da Joana, mãe da aluna Beatriz, sobre o projeto, postado no blog da filha


Com o projeto do jornal super legal, pude perceber o interesse maior da Beatriz pela leitura e pela escrita. Acada dia que passa o interesse dela pelos estudos aumenta mais, sempre estou vendo ela lendo livros, revistas, jornais, e toda semana ela pega livros de leitura na biblioteca pra ler. Ela sempre quer ler para nos ouvirmos, eu e meu esposo ficamos muito feliz em saber que este projeto ajudou a nossa filha e outras crianças a desenvolver e pegar o gosto pela leitura e escrita. Sempre que ela participa do projeto ela tem o maior orgulho em dizer tudo que aprendeu, quando ela não publica no blog ela escreve em seu diario, e todos os dias ela entra no blog para ler os recados e também escrever,e ela passa para os tios, primos e amigos o blog dela e quando fala com eles quer saber se eles fizeram uma visitinha em seu blog.. E tenho o maior orgulho por ver minha filha se dedicando em tudo que faz; eu também aprendi muito com o projeto .
A professora Juliana, Zilda, Janaina, Valdecir, Neri, e todos os demais que participaram do projeto jornal super legal parabens pelo lindo trabalho que vocês fizeram com as crianças. E que Deus abençõe a cada um de vocês. Parabéns a todos vocês.
Assinado Joana

11/11/2010


Alegria das crianças !

Ao receberam o Jornal Folha da Mata da semana de 31 de Julho a 15 de Agosto, a euforia dos alunos ao se verem no Jornal foi muito boa!




13/11/2010




    Na sala de aula temos um mascote, sabe quem é ?
    É o famoso Piu-Piu da televisão .
    O nome da nossa professora  é Juliana, na nossa turma tem 20 alunos.
    Todos os dias a professora faz um sorteio e uma criança leva o Piu- Piu para casa.
    A criança leva o Piu-Piu e um caderno para  escrever um relátorio sobre o dia que passou com ele.
    Quando a professora começou a fazer os sorteios eu fiquei muito ansiosa para ser sorteada.
    Eu queria muito levar o Piu- Piu para casa, mas meu nome  demorou  sair no sorteio.
    Um dia cheguei em casa triste porque não tinha sido sorteada.
    Minha mãe me disse para eu não ficar triste porque um  dia eu seria sorteada e esse dia seria especial.
   Um dia eu fiquei torcendo para meu nome sair no sorteio e tive uma surpresa, o nome sorteado foi o meu e cheguei    em casa muito feliz com o  Piu-Piu  e foi um dia especial como minha mãe disse.
   Depois disso eu fui sorteada outras vezes e até meus irmãozinhos  ficam felizes quando levo o mascotinho para casa.
   Passar o dia com o Piu- Piu é muito divertido.


*******
Refletindo:
Quando pensamos em uma atividade e/ou propomos algo diferente em sala o fazemos por acreditar que será significativo para nossos alunos aprenderem a ler e escrever, mas quando temos a oportunidade de ouvi-los nos surpreendemos com a capacidade de ir além do proposto e de proporcionar aos pequenos momentos marcantes em sua infância.
Fiquei muito contente em abrir seu blog, Maria Eduarda, e ler seu comentário.
Visitem o blog dela:
Bjos minha querida!!!!

Professora Juliana.

22/11/2010


Sorteio Final do Piu-piu

Sexta-feira, fiz o último sorteio da mascote da sala, e o grande vencedor foi o aluno Pedro Henrique, que ficou muito contente. Os demais alunos nem tanto! Parabéns Pedro !!!