7 de mai. de 2013

Seminário de Educação Fiscal


O Seminário de Educação Fiscal realizado pela SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) em parceria com a SEFIN (Secretaria de Estado de Finanças) no dia 07/05/13 nas dependências da FAROL (Faculdade de Rolim de Moura) teve como objetivo, promover a Educação Fiscal para o exercício da cidadania, estimulando a participação democrática da sociedade no acompanhamento e no controle da coisa pública.

E por meio de palestras e relatos de experiências  ficou claro que o tema: Educação Fiscal é de suma importância e precisa ser trabalhado nas escolas. Haja vista, que a "Educação Fiscal - Lei Estadual n. 860, de dezembro de 1999, institui o Programa de Educação Tributária, Decreto Estadual n. 9061, 14 de abril de 2000 e a Resolução nº 07/CEB/CNE/2010" faz parte dos Temas Transversais contidos no Referencial Curricular de Rondônia - Ensino FundamentalEnsino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Durante o Seminário todos os palestrantes reafirmaram que é pela educação que ocorrem as mudanças e as transformações sociais, por isso, é preciso formar e ser, um cidadão ativo e solidário!
Um exemplo deste tipo de cidadão é o Sr. José Roberto de Jesus, Presidente do Observatório Social de Rolim de Moura, que a partir do seu relato de experiência demonstrou como exerce a sua cidadania, fiscalizando a aplicação do dinheiro público em nosso município, com isso, levando a sociedade rolimourense a perceber e a valorizar o trabalho desenvolvido pelas pessoas que atuam no Observatório Social de Rolim de Moura, que já é reconhecido  no estado de Rondônia, sendo uma experiência exitosa! Conheça o site  http://www.observatoriorm.org.br/.
Outra experiência de sucesso foi relatada pelas professoras Railda Ribeiro de Souza e Arlete Monteiro da Silva Rofrigues da E.E.E.F.M. José Rosales dos Santos de Nova Estrela que desenvolveram um projeto didático intitulado 'Aluno Conectado, Patrimônio Preservado'. Com este projeto as professoras trabalharam a educação fiscal com noventa alunos do Ensino Médio e uma das etapas deste projeto foi esclarecer aos alunos e à comunidade escolar sobre a importância do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal- Nota Legal Rondoniense, enfatizando a necessidade de se exigir a nota fiscal de bens e serviços adquiridos.
Definitivamente o Seminário de Educação Fiscal foi significativo neste primeiro momento e eu realmente espero que outros possam acontecer! Neste juntamente comigo também participou o professor de História Vanildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário