9 de nov. de 2010

A galinha Ruiva



O projeto Uma aventura no mundo das fábulas, uniu duas turmas que necessitavam de investimento tanto na leitura quanto na escrita, a minha turma do 2° Ano D e a turma da Profª Maria Celina, 3° Ano B.
Para tanto, realizamos diversificadas atividades relacionadas ao gênero textual: Fábulas.
Eis algumas:
  • Ler e ordenar fábulas conhecidas;
  • Ilustrar fábulas;
  • Confecção de mini livrinhos de fábulas;
  • Reescrita coletiva e individual de fábulas;
  • Dramatização de duas fábulas conhecidas;
  • Confecção de painel coletivo;
  • Roda de leitura ...

11 comentários:

  1. tetro o galinha ruiva foi legal o vidio tava legal tambem eu gostei do vidio tava tão leegal nem sei por qque eu faltei ai eu perdi o tiatro tava tão legaallllllllllll de maiss

    ResponderExcluir
  2. A galinha ruiva
    Era uma vez uma.Galinha ruuiva tão legal que um dia ela achou um grão de trigo e disse-a esse vai ser um lindo pé de trigo ela feis uma pergunta aos leões:

    -quem quer me ajudar a platar o grão de trigo -eu não disse os leões então vou plantalo zozinha no dia seguinte ela pergutou de novo:
    -quem quer me ajudalo a colher o trigo eu não pergutou os porco :
    entãao vou platar lo zosinha
    no dia seguite ela pegutou de novo:
    -quem quer me ajudar a levar no moinho :
    -eu não disse os coelho-então vou leva:lo zosinha no outro ddia disse de novo:
    -quem quer me ajuda lo a fazer o pão:
    -eu não disse os passaros:
    - então vou fazer zosinha
    ela pegou o ovo com leite comdessado e matega e leite e fez a massa e botou no forno 1 para assa lo quando terminou ela botou na bira da janela para esfriar ela pergutou para todos:
    e disse- quem quer me ajudar a comer o pão disse galinha;
    - eu eu eu eu eu eu:
    - fosseis fossei não me a judaro a plantar a regar a colher a levar ao moinho a fazer o pão e assa lo vosseis não me ajudaro então vou co mer com os meus pintinho.

    autor: felipe

    escritor :filipe

    ResponderExcluir
  3. a galinha ruiva era uma vez uma galinha caminhamdo achou um grão de trigo vou plantalo quenque meajudar a plantar o grão de trigo eu não falou gato eutanben não disse o porgo i ninheu vou platalo sozinha sa creceu o pe de trigo a galinha pergumtou qerque mea judar a colher o pe de trigo eu não falou o gato eu taben não e ninheu vou platar sozinha colheu queque mea judar a leva o trigo ao muinho eu não falou o gato eutanben não falou o porco e ninheu vou levalo sozinha levou queque me a judar a fagen a massa do pão eu não disse o gato eu tanben não disse o porco e ninheu vou fager sozinha colocou no forno a galinha tirou do forno o pão a galinha perquntou quenque me a judar a comer o pão eu não voseis não mea judaro platar alevalo muinho não me ajudaro a faser a massa do pão vou comer com meos pintinhos

    autor jose

    ResponderExcluir
  4. Branca de Neve
    Um dia de frio a mãe de Branca de neve estava costurando e se distraiu então fuoru o dedo na agulha.
    Logo depois que a pequenina princesinha nasceu ela morreu, o pai dela se casou com uma bruxa porque achou que a filha dele iria ficar mais segura.
    Então a bruxa ganhou um espelho mágico de seu pai que era um mago. todos os dias ela perguntava :
    _ Espelho, espelho meu existe no mundo mulher mais bela do que eu ?
    Cada dia branca de neve ficava mais bonita.
    magua a bruxa ficou co raiva e mandou matar branca denave.

    MARIA FERNANDA

    ResponderExcluir
  5. A galinha ruiva
    era uma vez uma galinha ruiva que morava com seus pintinhos um belo dia ela passeando encontrou um grão de trigo e dise - vou plantalo e vai. ser um lindo pé de de trigo perto da. casa da galinha morava uma vaca um urso um leão passaros porcos cachorros coelhos e gatos ela. perguntou para a vaca quer me ajudar a plantar o trigo.- eu não emtão vou plantalo sozinha a galinha perguntou.para os gatos e porcos voces querem me ajudar a regar o trigo nos não emtão vou regalo. sozinha a galinha perguntou para os passaros e coelhos querem me ajuddar. a levar o trigo ao moinho .nos não eu vou levalo sozinha ela perguntou para todos querem me ajudar a fazer o pão nos não querem me ajudar a asar o pão não voces querem me ajudar a comer o pão sim voces não me ajudaram a fazer nada então vou comer com os meeus pintinhos .

    ResponderExcluir
  6. branca de neve

    Um dia a mãe sonhava com uma filha e Deus atendeu ela.
    Então nasceu uma menina muito bonita mas em seguida mãe morreu. A menina foi crescendo e o pai dela que era um rei casou-se com uma rainha vaidosa e má.
    Ela tinha um espelho mágico e ela foi conversar com ele:
    _ Espelho, espelho meu existe alguém mais bela do que eu?
    _ Não minha rainha, tu és a mais bela do reino.
    Ela ficou satisfeita com o que o espelho dizia.
    E passou uns anos e Branca de Neve foi crescendo e se tornou a mais bela do reino. e a rainha foi
    comversa com o espelho espelho espelho meu e giste auge mais bela do que eu sim minha rainha branca de neve e a mais brava virou uma bruxa vendedora de maçã deu para Branca d eneve comer e a menina morreu. Os anões colocaram ela dentro de um caixão de cristal e colocou no meio da floresta. Um principe estava caçanmdo por ali e viu Branca de Neve dentro do caixão e pediu para beija-la e os anões deixaram e tiraram a tampa do caixão de cristal e deu um beijo nela e neste momento a maça envenenada daiu da boca de branca de neve que sobreviveu e se casou com o principe e viveram felizes para sempre.
    autor: maquesley

    ResponderExcluir
  7. Era uma vez uma tartaruga que era muito lenta avia uma lebre que era velos.Um dia a lebre apostou uma corrida ela aseitou a proposta da lebre no dia sequinte na marcada da corrida ela esplou as regras da corrida- olha aqui as regras são faseis a gente core en sircolos e quen gegar aqui primeiro canha entendel- sim- í já no meio da corrida a lebre viu. Uma arvore e foi descançar mas pensou- se a tartarruga pasar por mim eu dou 2 pasos na frente dela mas o sono foi tão grande. Que a tartarruga ganou acorrida e a lebre nunca mais se gabou de sua velosidade.

    Autor Matheus

    ResponderExcluir
  8. Banca de Neve

    Era uma vez uma rainha e um rei, um dia a rainha espetol o dedo com uma agulia e disse - eu quero ter uma filha com os cabelos pretos como o ébano, labios vermelho como o sangue e pele branca como a neve.Um dia a rainha morreu e o rei se casou com a madrasta de Branca de Neve.Branca de Neve era uma menina bomdosa, obediente e educada . A madrasta era maudosa e tinha um espelho magico que podia ver tudo o que tinha na mata no castelo em todos os lugares do mundo. Um dia a madrasta disse - espelho, espelho meu existe auguen mais bela do que eu o espelho respondeu -não minha rainha tu es a mais bela de todas mas Banca de Neve e ainda mais bela do reinoa rainha disse muito brava -Branca de Neve presiso dar um jeito em Branca de Neve. em tão a rainha se trasformol em vendedora de maçãs Branca de Neve encontrou uma casinha que parecia uma casinha de bonecas então Branca de Neve entrou e dormil la os donos da casa estavão chegando em tão eles chegaram e emcontrarão Branca de Neve em tõ a rainha emvenenou uma maçã e foi na casinha dos anões e a rainha chegou e deu a maça para Branca de Nevee ela cail no chão e e o principe chegou e eles viverão felizes para senpre.

    ResponderExcluir
  9. abelaiafera
    eraumavez umamenina que chamava BELA um dia seu pai viajou
    para pimenta e o seo pai ficou cansado foiposaniumacasa
    iacodofoipega ia pareceu a fera opaida menina asurto e falou: não mimati a fara falo;proque tanivadido eu não
    pava nivadido eu não tavanivadidoeu tava pegando rozas
    para milha filha não pri ciza pega mnda fala pra ela viaqi
    opei dameninafoi pracasa efaio paraelaila elafi comvesa com a fera i falo para menina vaimora qi masi euposu
    vizita meupai podi quando a menina chegou la ceupaiseta
    va duendi ela fesi uma comida iocupaisaro amenina peve
    um solhoterive i foi nacasa dafera e a ferasetavedoendi
    i a menina deu um bejo fim

    Autora: josiany

    ResponderExcluir
  10. era uma vez uma menina chamada bela ela era tão bonita que o seu nome só poderia ser bela um dia o mercado sai pela uma lomga viagen nA VOUTA ELE ENCONTRA UM LUGAR PARA DESCANSAR O LUGAR QUE ELE DESCANSAVA ÉRA DA FÉRA O MERCADO LEVOU UM SUSTO COM A PRESEENSA DA FÉRA E ÉLE FALOU:
    _ NÃO QUERO QUE RÓUBE OMEU JARDIM TRAGA A SUA FILHA PARa min -não isso não-e não tente me enganar -quando o mercdo sai do castelo e vai para casa ele comta tudo para a bela -a papai eu voutarei bem- quamdo o pai de bela leva a filha dele- é ai que ele mora - nosa é nsse castelo é lindo o fera abra o portão - esta aberto thiau papai - o mercador vai enbora ele falou -sem a minha filha eu fico fraco _ a bela e a fera tornaron ser amigo e o pai e bela ficou triste e a bela tãnben estava triste ea bela falou -fera eu posso visitar o meu pai poravor - ta bom mas so meti por 7 dias -obrigado _ quando a bela chega en casa o pai de bela estava muito duente quando fica tão feliz que os remedios que ela prepara dão bom ...

    Aluna : Kelyn

    ResponderExcluir
  11. o leão e o ratinho
    era uma vez um leão que estava casando o leão foi dormi um dia um ratinho que estava cantano perto do leão o leão acordou o leão falou para o ratinho eu fiquei a noite entera casando e vocè meacorda o ratinho falou eu não vou acorda mais vocè oleão foi dormi o ratinho foi enbora um caçado pasou ali ele vium leão dormindo ele jogou uma rede ensima do leão
    o leão viu que ele estava preso na rede o leão ficou
    rugino o ratinho ou viu o rugido do leão o ratinho foi
    la ve o que estava avendo o ratinho viu que o leão estava preso na rede o ratinho rueu a rede o leão saiu da rede o leão falou para o ratinho eu nunca sabia que os piquenos poden ajudar os grande eles ficarão amigos.

    autor Bruno

    ResponderExcluir