18 de jul. de 2014

Atividade do Curso "Redes de Aprendizagem" (e-proinfo/2014)


DIÁLOGO DE GERAÇÕES

Professoras responsáveis: Juliana Seabra Laudares e Maria Celina Vieira de Araújo.

Planejamento de uma aula sobre Cibercultura a ser realizado com 10 alunos que atualmente, estão envolvidos no Projeto Rádio Escolar, sendo, alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Aluízio Pinheiro Ferreira. Esta atividade tem como objetivo, estabelecer um diálogo com os alunos sobre as mídias sociais e sua influência na sociedade. Para tanto, utilizaremos o vídeo “O que é Cibercultura?” http://www.youtube.com/watch?v=eqJG9xmb0KE e em seguida os alunos responderão a um questionário.



QUESTIONÁRIO

Sabemos da importância da Tecnologia e da Informação nos dias de hoje, bem como, das consequências do seu uso indevido. Baseado nessa premissa observe as charges, reflita e responda as questões abaixo:

A) Você tem acesso a algumas dessas mídias, cite quais? Qual a sua opinião sobre o uso dessas mídias sociais no cotidiano das pessoas?




B)   O que te chama à atenção nesta Charge? Explique:


C) Sabemos que nem tudo que é veiculado nas redes sociais podem ser considerados reais e verdadeiros, portanto, é preciso cuidado. Você já foi vítima ou conhece alguém que já passou por alguma situação constrangedora ao acessar as redes sociais sem o devido cuidado? Exemplifique:
D)  Cite alguns cuidados necessários ao acessar as redes sociais?




E) Esta imagem reporta às manifestações que ocorreram em junho de 2013 no Brasil com a organização da população a partir das redes sociais. Para você, o poder que as mídias exercem na formação de opinião é benéfico ou prejudicial, em que momento?



Obrigada pela participação!



2 comentários:

  1. João Victor, 9º Ano A.
    Respostas:
    a) Sim. Facebook, youtube, skype, instagram. Eu acho que é bom porque facilita nossa vida.
    b) Acho que ele não é louco mas para algumas pessoas pode parecer pelo fato de não utilizar nada da internet.
    c) Eu não vou falar que passei por isso mas um amigo sim, a situação foi o seguinte hackearam o facebook e postaram fotos pornográficas além de difamarem ele.
    d) Não passar a senha a ninguém, não falar coisas da sua intimidade, por exemplo (partiu banheiro, etc), outro cuidado importante, nunca deixe o facebook aberto no notebook da tia kkkkkkkk
    e) Prejudicial, quando pessoas se organizam para prejudicar outras. E benéfico quando se organizam para promover eventos e ajudar o próximo no dia a dia, etc.

    ResponderExcluir
  2. Alicia Vitória
    2º ano "A" E.M.

    Respostas:

    A) Sim. Youtube, Skype, Tumblr, Facebook, dias atrás Twitter e Instagram. Sendo usada, de boa forma sem malicia, são ótimos “instrumentos” para comunicação, diversão e lazer.
    B) Chegamos em uma época em que se uma pessoa não tem acesso alguma rede social é considerada “antissocial” ou até mesmo “louca”, é bem difícil hoje ver alguém que não tenha o acesso a Internet mesmo que seja por uma hora paga na Lan Houser, e com tantas tecnologias se inovando, cada vez mais, o domínio da internet será cada vez mais frequente e o celular de hoje com Wi-fi será comum entre os jovens.
    C) Não sempre tive o maior cuidado nas redes sociais, mais sim já tive amigos que não tiveram estes cuidados e foram vítimas de fotos constrangedoras, maliciosas e até mesmo sofreram o tal “Cyberbully”.
    D) Primeiramente se for ter uma rede social cuidado com a senha; a perca da senha ou passa-la para alguém que não seja confiável é rico de ter postagens indesejáveis, manipuladoras ou até mesmo maliciosas, cuidar também das suas postagens sempre pensando e tendo o bom senso de ter uma postura do seu dia-a-dia afinal certas coisas que você não faria em público você também não deveria postar na internet, suas intimidades, seus segredos, seus problemas, informações pessoais como CEP, RG entre outros que pessoas com más intenções usaria contra você e a favor delas. Postar fotos intimas além de ser ridículo é completamente irresponsável e sem juízo além de você estar “pedido” para ser assediado ou estuprado (a) por um indivíduo de mau caráter em rede social. Resumindo sempre ter um bom cuidado e atenção em tudo que se faz na internet, pois a internet é composta por pessoas como agente porem umas e outras não vem como uma ferramenta de se ajudar, auxiliar e ter boas intenções.
    E) Benéfico quando se é por uma boa causa, e prejudicial quando é usado por maus “elementos” ( Pessoas).

    ResponderExcluir